Revitalização do Cine Capitólio

Posted: quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 by Emmanuel do N. Sousa in
2


Sinceramente, passando cotidianamente sob a sombra daquelas 'senhoras' paredes que circundam o antigo Cine Capitólio, passivas às intempéries climáticas e aos atos de vandalismo urbano do qual padece nosso patrimônio, sempre achei que aquele cenário estaria - apenas - esperando uma ordem para demolição, ou a queda natural de suas estruturas.

Isso ocorrendo, seria o enterro do último resquício de uma época áurea em Campina Grande, quando em 20 de Novembro de 1934, fora inaugurado com status de maior e mais moderno Cine-Theatro do estado da Paraíba, por Olavo Wanderley.

No ano de 1999 o Cinema encerrou definitivamente suas atividades sendo, inclusive, incorporado ao patrimônio municipal pela Prefeitura de Campina Grande, porém estando impedido por força de Lei, de ser transformado em qualquer outro instrumento administrativo.

Diante de todo o impasse observado até hoje, do prédio só restam as quatro paredes que o circula... Porém, eis que me deparo com um projeto espetacular apresentado em maquetes eletrônicas na internet, de algo que parecia impossível: a revitalização e modernização do Cine Capitólio.

Postadas no Blog do aluno de Arquitetura e fotógrafo amador Marcus Nogueira, as imagens falam por si, aliando-se ao sentimento de esperança que nos infla, que nos torcer para que tudo isso não seja mais um sonho que se sonha só.








2 comentários:

  1. alexandre aragao. says:

    Parabens.seu projeto e fantastico.seria o maximo uma livraria e 2 salas de cinema.se dependermos dos nossos ilustres politicos aquilo la vai continuar fechado.apoio o seu projeto.

  1. Anônimo says:

    Na verdade o projeto é do escritório OPus.au de arquitetura. Mais do que impedido por lei, o Capitólio é patrimônio histórico e precisa ser revitalizado e não demolido.