Aqui Jaz a Estação Velha, Gênese do Progresso de Campina Grande

Posted: quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 by Emmanuel do N. Sousa in
0


Esta foto, de autoria de Marcus Nogueira, usuário da comunidade "Campina Grande" no Orkut, pode ser amplamente analisada em seu contexto artístico. No entando, ela fala mais do que mostra!

Expliquemos:

O que pode representar uma cidade repleta de prédios e edifícios? Uma cidade em progresso, em pleno ritmo de desenvolvimento! Momento contemporâneo da nossa urbe.

Voltemos pra foto: em primeiro plano está captada, no centro da imagem, a Estação Velha e, ao fundo, a selva de pedra que remete ao atual 'boom' do mercado imobiliário local.

Campina Grande, apesar de sua importância histórica, abriu suas portas para o progresso e para o maior período do seu desenvolvimento, culminando com o auge da cultura algodoeira, justamente com a chegada do trem em 1907!

Portanto, o desenvolvimento local e a Estação Velha tem mais caracteristicas em comum do que supõe a excelente fotografia.

Agora, rendemos nossa atenção ao estado de conservação no qual se encontra um dos maiores Patrimônios Históricos de Campina Grande, o antigo ponto final da Great Western:

Foto publicada no Portal A Palavra Online


Foto publicada no Portal A Palavra Online

0 comentários: