Deixe a Vida me Levar...

Posted: sexta-feira, 30 de julho de 2010 by Emmanuel do N. Sousa in
5

Após mais uma investida acadêmica junto a Universidade Estadual da Paraíba, desde o dia 14 de Julho último que comemoro a conquista da conclusão do curso de Ciências Contábeis.

Ainda estava no terceiro ano do curso de Administração quando decidi que o concluiria mas, subseqüentemente buscaria me profissionalizar como Contador,  haja visto que já desenvolvia atividades em escritório contábil desde garoto.

Encerro a rotina da freqüência acadêmica com a certeza de que a interatividade durante esses quatro anos foram benéficas para minha vida particular e, claro, no que tange à vida pessoal também; foram ótimas as relações com a docência, como também entre os discentes.

Contando com uma certa experiência da aplicabilidade da Contabilidade voltada ao setor público, sigo o rumo da especialização nesta linha; outrossim não descarto qualquer perspectiva de recomeço em outra área... tudo depende do caminho que o futuro me predestinará.

De certo, tenho minha auto-afirmação como profissional da área contábil. Uma área acadêmica um pouco discriminada pela ausência de grandes líderes do setor com destaques na mídia e/ou a falta de grandes projetos de pesquisas que tenham resultados voltados a melhor qualidade de vida da sociedade brasileira.

A facilidade com que um contador exerce sua profissão em termos operacionais desfavorece a busca pela continuidade da capacitação; as universidades cedem centenas de técnicos e pouquíssimos pesquisadores.

Mesmo como técnico, quiçá agente do magistério, quero fazer parte de uma geração de contabilistas que queira mudar a cara do ator contábil. Mostrar que temos capacidades além do somar e subtrair, que fomos formados à base de uma grade curricular que nos levou a exercitar o pensar enquanto estudantes, na certeza de que nossa participação no mercado profissional futuro nos reservaria a condição de formadores de opinião, ao invés de “geradores de guias DARF”.

Boa parte da minha turma de faculdade já exercia atividades em escritórios, portanto, entre nossos mestres também figuram nossos empregadores. Os quais, com certeza, sobejam em satisfação pela melhoria no quadro de colaboradores capacitados nas suas empresas.

A todos que torceram por mim durante este período acadêmico, agradeço a imensa força projetada em torno de um futuro que muitos já me arquitetavam e, somente eu, não o visionava.

Agradeço, também, aos mestres que nos impulsionaram ao longo do curso, de forma institucional, nos emprestando um pouco dos conhecimentos aos quais praticamos como atividades e, a partir de agora, serão base das nossas práticas cotidianas.

Como cantaria Zeca Pagodinho:
“Só posso levantar/ As mãos pro céu/ Agradecer e ser fiel/ Ao destino que Deus me deu/ Se não tenho tudo que preciso/ Com o que tenho, vivo/ De mansinho lá vou eu [...]Deixa a vida me levar (Vida leva eu!)/ Sou feliz e agradeço/ Por tudo que Deus me deu...”

5 comentários:

  1. Parabens por toda essa conquista na sua vida e muito mais...
    bjus
    geane

  1. Socorro França says:

    Parabéns!
    Sucesso em seus novos projetos.

  1. Roxana Costa says:

    Parabéns pela conquista!!!!!!!!!!!!

    abraços, Roxana

  1. Rau Ferreira says:

    PARABÉNS EMMANUEL!

    Rau Ferreira

  1. Edson Luna says:

    Grande, Manneh...

    Sei da sua capacidade e acompanho a sua ansia em vencer na profissão. Pela escola que vc teve e ainda tem, lhe vejo como uma das referências da Contabilidade Pública no futuro.
    Persevere!