"Seleção"??? Que seleção!

Posted: terça-feira, 11 de maio de 2010 by Emmanuel do N. Sousa in
3



Eu volto a insistir num dos assuntos mais polêmicos do cenário masculino nacional: o grupo de jogadores da CBF, antigamente chamado de Seleção Brasileira de Futebol.

Como diria o saudoso jornalista campinense Humberto de Campos, "eu sou de um tempo..." que a maior glória para um profissional do futebol era ser convocado para a Seleção Brasileira, para que se pudesse recompensar o mérito do atleta e, consequentemente, o mesmo obter projeção mundial, em busca de novas conquistas, desbravando seu potencial em eventuais contratações futuras por grandes clubes europeus.

Isso fazia com que a predileção entre os convocados pela CBF fossem de jogadores com atuação em clubes nacionais, das grades torcidas de massa e detentores dos melhores conceitos entre o jornalismo esportivo.

A lógica era destacar-se internamente, almejar fazer parte do selecionado (ser patriota) e, posteriormente, realizar-se profissionalmente em suas curtas carreiras no futebol internacional.

Atualmente, não só o atleta brasileiro, assim como o próprio cidadão brasileiro, está tão mal acostumado com recentes conquistas de mundias que a Copa do Mundo perdeu o seu sabor. Nas últimas quatro Copas, o Brasil esteve presente em três finais, sendo campeão em duas: aquela gana que preencheu o hiato entre 1970 e 1994 sumiu, tornando-nos soberbos, "deuses" do futebol, atletas da mídia...

Como o sentido da ascensão profissional mudou, o jogador primeiro quer "se fazer" no futebol europeu, antes mesmo de ser destaque nos campeonatos nacionais, entre eles o pífio Campeonato Brasileiro de Futebol que de grande, só tem o tempo de oito meses que ocupa durante o ano.

Com suas carreiras profissionais financeiramente bem resolvidas, disputando títulos internacionais, a Copa do Mundo tem algum significado na vida da maioria dos atletas atuais?! Eu temo que não.

Daí vem o outro lado da moeda, a CBF e as suas convocações ao longo dos últimos oito anos, trazendo para seu selecionado jogadores de inexpressividade local, ídolos (ou não) de torcedores de outros países, em detrimento a grandes jogadores que dão seu suor pelos campeonatos nacionais, ídolos dos torcedores locais, patrimônio dos nossos grandes clubes brasileiros.

Particularmente falando, ainda não vi ninguém empolgado com esta Copa do Mundo 2010! Muitos por estes motivos que "elenquei".

À excessão da Rede Globo, que insiste em animar o torcedor brasileiro com mais este espetáculo midiático, não vejo mais os brasileiros com o brilho nos olhos ou com a sede que tinha até a conquista do quarto título, em 1994.

Sou bem radical ao ponto de achar que esta gana futebolística só seria retomada quando o Brasil "descesse do altar" ao qual ainda se encontra como "Deus", deixando de participar de umas duas Copas, provocando um efeito dominó, fazendo com que muitos dos conceitos atuais fossem revistos, principalmente o vício de poder existente nos cargos de presidentes da CBF e das Federações estaduais.

No mais, espero assistir bons jogos pela TV, vendo outros países dando show, quem sabe até jogos do Brasil mesmo, porém, sem nenhuma empolgação com esta "selecinha" escalada pelos patrocinadores da CBF.

3 comentários:

  1. Júlio Césr Fidelis says:

    Eita Manuca, botasse p/ descer. Más é verdade, pois a quatro anos atras em todos os 05 jogos que a seleção brasileira participou, já entravam em campo certos da vitória. Como time imbativel. M... nenhuma, o que importa é a raça em campo.

    Só nos resta assistir e ver no que vai dá.
    Abraço meu irmão.

    Júlio César Fidelis

  1. J. Alves Junior says:

    Descordo totalmente do texto e, ao contrario da maioria dos brasileiros estao falando, eu aplaudo e aplaudo o nosso tecnico. Sua selecao nao poderia ser melhor para esta Copa. Desta vez com certeza o Brasil nao passara da primeira fase da Copa e ainda espero que perca o primeiro jogo. A muitos anos que siquer assistos mais jogos deste "time", time sim, porque selecao nunca sera. Passei a acompanhar e torcer para a Argentina. Mas que pena que o Brasil nao chegar em etapas futuras que possa cruzar com uma Seleção de verdade, onde seus jogadores pensam em jogar e nao nao em mostrar-se; correm ate a linha de fundo para pegar a bola enquanto os brasileiros desistem no meio do caminho; insistem na disputa na area, e os nossos brasileiros?!?!?!?! se jogam para cavar um penalti.

    Dunga, voce esta de parabens!!!! Que venham as derrotas.

  1. Tem tudo para ser uma boa selação, pessoas jovens e dipostas a ganhar um campeonato. Muitas "estrelas" ficaram de fora, e nisto estou com o Dunga.
    Esperemos que esta copa revele não só novos talentos como também a conquista do hexas para o Brasil.

    Rau Ferreira
    Blog: "História Esperancense"
    http://historiaesperancense.blogspot.com