Blog Retalhos Históricos de C. Grande no Jornal da Paraiba

Posted: domingo, 25 de outubro de 2009 by Emmanuel do N. Sousa in
6

Através de uma matéria editada pelo jornalista Astier Basílio, o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande foi notícia no Jornal da Paraíba em sua edição dominical.

O Caderno Vida & Arte, em sua página 3 destacou as curiosidades postadas pelos editores Emmanuel Sousa e Adriano Araújo, diariamente, sobre o passado de Campina Grande, em seus mais variados temas, seja esportes, política, fotos, vídeo ou áudio.

Os editores, claro, honrosamente agradecem a Astier Basílio e ao Jornal da Paraíba pela iniciativa de reconhecer o serviço prestado pelo blog, divulgando-o como "...um verdadeiro baú de cultura e memória".

São, apenas, três meses no ar mas que já conta muito da nossa História tão carente de memória física em nossas ruas e prédios.

Enquanto nosso Município não dispõe de um Museu do Áudiovisual, oferecemos nosso prazeroso trabalho de pesquisa, edição e publicação da vasta História da nossa "Venturosa Campina Querida".

O destaque do Caderno Vida & Arte na primeira página remete à transcrição do texto interno, que segue na íntegra:

"Campinenses criam, na internet, um museu sobre a história de CG

Por: ASTIER BASÍLIO

Foi o amor por Campina Grande que fez Adriano Araújo, administrador e bacharel em Direito, e Emmanuel Sousa, administrador e concluinte do curso de Ciências Contábeis, criarem um blog que é um verdadeiro tesouro sobre a história, a cultura, os esportes e, por fim, a tudo que se refere à Rainha da Borborema.

Há três meses no ar, o blog Retalhos Históricos de Campina Grande (http://cgretalhos.blogspot.com) veicula áudios e recortes de jornais sobre acontecimentos e curiosidades relativas à cidade. Há verdadeiras preciosidades como fotos de Marinês jovem ao lado de Luiz Gonzaga, áudios com o discurso do prefeito Newton Rique se pronunciando sobre sua cassação em 1964, além de uma variedade de fotografias sobre pontos da cidade que não mais existem, destruídos pela reforma empreendida pelo prefeito Vergniaud Wanderley, na década de 1940.

“Há muito tempo já colecionávamos material tido como relíquias da nossa História, principalmente na área política. O Blog surgiu como uma solução viável aos nossos intentos, uma vez que dispúnhamos de material e tínhamos a imensa vontade de compartilhar com a comunidade local”, explicou Adriano.

Sobre o material que recebem, os editores informam que tem contado, eventualmente, com o auxílio de amigos “que comungam com o propósito do Blog e nos enviam material valiosíssimo de conteúdos diversos, a exemplo de um senhor de 90 anos, José Modesto, que nos cedeu o áudio do pronunciamento histórico de Newton Rique”, relatou Emmanuel.

A atualização é diária. Os editores quando deram início ao blog contavam com um farto material. À caça de curiosidades e de fatos importantes, Adriano e Emmanuel vão às bibliotecas e pesquisam coleções de jornais. Há algumas matérias que são disponibilizadas. Uma delas, do Diário de Pernambuco, mostra como estava o clima da cidade às vésperas do “dilúvio” anunciado pelo líder da seita da Borboletas Azuis, Roldão Mangueira.

Sobre a perspectiva de transformar o conteúdo em livro, os editores afirmam que dispõem do espaço virtual para falar da história de Campina, pois é um meio barato de difundir o acervo. Mas, advertem: “Se o poder público não agir, como existe em São Paulo os Museus do Futebol e da Língua Portuguesa, utilizando-se da multimídia, nossa História esmaecerá e, aí sim, precisaremos contar com uma edição impressa”."

Jornal da Paraíba, Domingo, 25 de Outubro de 2009


6 comentários:

  1. Legal a atitude e a matéria. Parabens.

  1. Beto Guerra says:

    Parabéns, Manneh!! Li a reportagem no jornal mesmo!!! Fiquei surpreso e também acho que o blog teve uma inciativa espetacular.

  1. Lek says:

    Oi Manneh... como já havia te falado antes, amei a iniciativa de criar esse blog... mais uma vez parabéns! Bjs, Lek.

  1. André Aires says:

    Emmanuel, mais uma vez, vc é GRANDE!
    Parabens, meu amigo, vc cresce de forma gradativa e ainda faz sua cidade crescer com esse Museu Virtual na net.
    Abraços!!!

  1. J Junior says:

    Parabenizo aqui os srs Adriano e Emmanuel pelo belissimo trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao Blog Retalhos. Ate entao ainda nao conheco nenhum outro trabalho parecido.

  1. Anônimo says:

    Parabéns pelo blgo; muito bom. Já havia tomado conhecimento de sua existência pelo colegao Rodolpho Raphael, mas hoje em especial, navengando pelo "CG Retalhos" descobri esta pérola que é o "Alma Corsária". Suas postagens são muito interessantes e nos fazem viajar no tempo. Creio que podemos trocar algumas idéias e fazermos uma parceria, visite o meu blog e veja esta possibilidade. O meu e-mail está no perfil.
    Um forte abraço;

    Rau Ferreira
    Blog: "História Esperancense"
    http://historiaesperancense.blogspot.com