Encontro de Quê?!?

Posted: segunda-feira, 3 de agosto de 2009 by Emmanuel do N. Sousa in
3


Essa era a pergunta que muita gente fazia depois que fora lançada a proposta do I EAC da Paróquia da Catedral (C.Grande), três meses atrás.

O Encontro de Adolescentes com Cristo seria uma versão do EJC adaptada para o público alvo na faixa etária de 11 a 13 anos, egressos da Catequese, buscado uma "amarração" entre a Primeira Eucaristia e a Pastoral da Crisma, período este considerado um "limbo" no cenário da nossa Área Pastoral.

Na verdade, apesar de contar com o auxílio dos jovens do EJC, a proposta e as ações do EAC em nada se assemelham ao encontro juvenil. Toda a estrutura foi moldada e voltada a atender a necessidade que o segmento infanto-juvenil exigia.

Inspirado no encontro "Fraternos in Cristus", realizado pela Pastoral do Adolescente do Seminário do Alto Branco, em 2003, o EAC foi realizado neste último final de semana (de 31/07 a 02/08) e contou com a participação de 80 (oitenta) infantes sedentos de curiosidade sobre o que lhes reservava os três dias de retiro.

Claro que não cometerei o impropério de elencar os momentos vividos durante o Encontro. É primaz guardar um certo sigilo fazendo com que se promova o entusiamo dos próximos encontristas.

O final de semana dos adolescentes contou com as surpresas oferecidas por um grupo de casais (ECC) e de jovens (EJC) nutridos da vontade de servir, pela inspiração do Espírito Santo que se prestaram a vencer mais um desafio imposto por Deus.

Diante de um bom tempo de experiência acumulada em encontros pretéritos, tenho a plena certeza de que o objetivo foi atingido, credenciado-nos a realizar os próximos em anos vindouros, fazendo com que a lacuna outrora existente entre a Catequese e a Crisma esteja, definitivamente, preenchida pelo EAC, o Encontro de Adolescentes com Cristo.

3 comentários:

  1. Vick says:

    Grande Maneh,

    fico muito feliz em saber que projetos como estes são desenvolvidos em nossa paróquia, é muito importante a "amarração" descrita no texto, pois, essa idade é de aventuras e riscos, até a batizam de pré-adolsecência, como espécie de "independência" prematura. Por tudo isso, parabéns a todos que fizeram o EAC, e, sabedor do seu potencial e de seu ideal cristão, louvo a Deus por seu retorno à batalha, quem sabe um dia estaremos juntos novamente.
    Abraço fraterno,
    Vick

  1. Adriano Freire says:

    Muito bom...

    Fico feliz por terem alcançado esse objetivo... Abração gigantão, seus textos são ótimos...

  1. Franco Júnior says:

    Grande Mané,

    Gostei muito do seu texto, não sabia desse seu dom... hehehe

    Parabéns pela arte de organizar as palavras com a mesma facilidade com que organiza as notas e acordes no seu violão. Que Deus continue abençoando muito você e Cris, foi uma grande alegria ter servido a Deus ao lado de vocês.

    Que a Alegria do Senhor seja sempre a nossa força!

    Abraço,

    Franco Júnior