Na Paraíba, Somente o Forró Autêntico!

Posted: quarta-feira, 10 de junho de 2009 by Emmanuel do N. Sousa in
0


Um projeto de lei polêmico está sendo apresentado à Assembléia Legislativa Paraibana, de autoria do Deputado Dunga Júnior (PTB), representante da região do Cariri estadual, mais precisamente do Município de Boqueirão.

O projeto lida com o tema contratações artísticas durante períodos juninos em nosso Estado. Em seu cunho, visa tornar proibitivo, a contratação de artistas que não estejam ligados à cultura regional nordestina por parte do Poder Público em suas tradicionais festas de São João.

Ou seja, qualquer atração que não seja forrozeiro pé-de-serra estará com seus dias contados para que se apresentem em praça pública no estado, em qualquer esfera de governo.

Trata-se de uma medida contenciosa, uma vez que nossas raízes culturais, ano após ano, vêm esmaecendo no cenário artístico, ante a invasão de bandas de forró estilizado, dos grupos baianos de axé e incontáveis duplas sertanejas, sendo as mesmas difundidas como atrações principais em eventos juninos.

Uma medida semelhante é praticada no município de Caruaru.

Nos últimos anos o próprio “Maior São João do Mundo”, festa que engrandece a cidade de Campina Grande, e o Estado da Paraíba, tornando-nos notícia nacional, vem contribuindo para este esmaecimento da cultura forrozeira local, um vez que prioriza a contratação de bandas de forró estilizado, em detrimento aos artistas locais e/ou atrações caracterizadas pela apresentação do forró dito autêntico.

Apesar de polêmico, o projeto de Lei intenciona o fortalecimento da cultura local, o resgate e o reconhecimento dos artistas locais (alguns em plena atividade, porém escanteados dos grandes eventos locais).

“É triste ver um Biliu de Campina, em Genival Lacerda, serem relegados ao esquecimento. Precisamos resgatar esses valores da nossa terra, para que a nossa música seja preservada.” – Desabafou o deputado.

(Fonte: Site Oficial da AL-PB - http://alpb.codata.pb.gov.br/index.php)

0 comentários: