Caiu o Monopólio da Rede Globo?

Posted: quinta-feira, 28 de agosto de 2008 by Emmanuel do N. Sousa in
2


A Rede Record regozija-se à mídia brasileira por adquirir a concessão dos direitos de exibição televisiva do chamado “Tripé Olímpico” para os anos vindouros, detendo os direitos de transmissão dos Jogos de Inverno de Vancouver, dos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, até o ápice, que serão os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Para tanto, a emissora do Bispo Edir Macedo, desembolsou a bagatela de US$ 70.000.000,00. Isso mesmo!!! Setenta Milhões de dólares investidos num mega projeto de alavancagem promocional, onde a emissora pretende resgatá-los na forma de pacotes publicitários entre os anunciantes pretensos a vincularem-se às imagens dos jogos.

Especula-se que o pacote completo para inserções vinculadas para os próximos quatro anos, gire em torno de US$ 54 Milhões!!!

Conforme o título acima, não tratemos do caso "Transmissão Esportiva" como monopólio. Tratemos friamente como um contrato comercial, em que ganha a vantagem quem tem mais "bala na agulha" para deter tais direitos.

Claro que também sou revoltado com o tipo de transmissão promovida pela Rede Globo. Principalmente as que envolvem campeonatos de futebol.

Em se tratando da empresa Record, independente de onde venha seu capital social, como rede de televisão vem se mostrando detentora de uma visão macro e de expansão progressiva.

É muito provável que esta iniciativa desenvolva, ainda mais, essa repartição voltada aos esportes, fazendo com que tenhamos verdadeiras jornadas esportivas e, não, os velhos "flashes" exibidos pela TV Globo, entre um comercial e outro da sua intocável grade de programação fixa.

Os departamentos de jornalismo e teledramaturgia já promovem uma verdadeira caça às outrora estrelas globais para compor as atuais produções, haja visto a intensa participação de jornalistas e atores consagrados na rede rival os quais, por um bom tempo, jaziam esquecidos à margem de uma mídia televisiva quase que totalmente à mercê dos produções desenvolvidas pela “Vênus Platinada”.

Torçamos, agora, pela ratificação da exibição, também, do Campeonato Brasileiro. Onde a Rede TV já dá sinais de ter assimilado a praga difundida pela Rede Globo, onde privilegia a exibição das partidas de futebol de um ÚNICO time na série B.

Seja quem for o detentor dos direitos das exibições esportivas mas, por favor, respeitem o telespectador! Esse humilde consumidor de todo material televisivo disponibilizado para que, ao menos, tenha o direito de assistir a uma partida de futebol em que um dos times não seja Corinthians ou Flamengo!

2 comentários:

  1. im here because of few cents for you. just dropping by.

  1. J. ALves Junior says:

    Meu caro autor,


    Concordo com seus apontamentos,
    no entanto, como o senhor mesmo fala, devemos respeitar o telespectador, entao por favor me deixe assistir ao menos o Campeao da Segunda Divisao 2008.